Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 8 Nov 2017
Diocese cria grupo para acompanhar divorciados recasados
Divorciados recasados poderão aceder a sacramentos após processo de discernimento.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © DR

A Arquidiocese de Braga vai constituir um grupo para acompanhamento dos cristãos divorciados recasados, que poderá possibilitar o acesso aos sacramentos, de acordo com um processo de discernimento individual. A resolução foi aprovada ontem, por unanimidade, no Conselho Presbiteral, onde foram definidas orientações para a renovação da Pastoral Familiar.

O grupo que irá acompanhar os divorciados que vivem em nova união será composto por leigos e sacerdotes. Para além de informar e aconselhar sobre processos de declaração de nulidade do matrimónio, a equipa irá acompanhar cada caso, para que após um processo de discernimento pessoal seja reavaliado o acesso aos sacramentos e a possibilidade de virem a ser padrinhos/madrinhas.

O objectivo da resolução passa por integrar a pessoa na comunidade cristã após um “verdadeiro processo de discernimento”, que conduzirá a “uma conversão, um trabalho sério da consciência”.

“Há que evitar dar a entender que se trata de uma «autorização» geral para aceder aos sacramentos. De facto, trata-se de um processo de discernimento pessoal, no foro interno, acompanhado por um pastor com encontros regulares, que ajuda a distinguir adequadamente cada caso singular à luz do ensinamento da Igreja”, pode ler-se no documento intitulado “Construir a Casa sobre a Rocha”, que será divulgado em breve.

No documento, composto por algumas linhas orientadoras para a aplicação da Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”, do Papa Francisco, é ainda reforçada a importância e responsabilidade da Pastoral Familiar na preparação matrimonial e no acompanhamento dos casais nos primeiros anos de vida conjugal.

São sugeridas algumas acções baseadas nas propostas apresentadas pelo Papa Francisco, como a realização de reuniões de casais, retiros, conferências de especialistas sobre problemáticas da vida conjugal e familiar, espaços de espiritualidade, preparação de agentes pastorais para falar com os casais acerca das suas dificuldades e aspirações, escolas de formação para pais, entre outras.

Durante o Conselho Presbiteral foi também reforçada a importância do contributo penitencial para o Fundo Partilhar com Esperança e para a concretização do acordo com a diocese de Pemba, que visa proporcionar à comunidade paroquial de Ocua condições para desempenhar a sua tarefa evangelizadora junto dos povos carenciados.

A Arquidiocese de Braga anunciou ainda que irá juntar-se ao Papa Francisco na celebração do primeiro Dia Mundial dos Pobres, com uma mensagem de D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz.

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190