Arquidiocese

Horários

Catequese Digital

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 22 Mar 2018
Pastoral Penitenciária convida alunos a ver o que está "do outro lado da câmara"
Concurso convida alunos a apresentar vídeos a abordar a temática das prisões. O objectivo é chamar a atenção para a realidade das prisões e para a necessidade de integração dos reclusos.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

“Do outro lado da câmara: vidas e prisões portuguesas” é o nome do concurso promovido pela Pastoral Penitenciária de Portugal e pelo RESTART - Instituto de Criatividade Artes e Novas Tecnologias, parceiro do projecto. Os alunos desta escola são convidados a fazer um vídeo com duração máxima de quatro minutos sobre a temática das prisões em Portugal.

O padre João Gonçalves, responsável pela iniciativa, considera que o facto de o concurso praticamente obrigar à deslocação a cadeias é positivo e que vai ser uma "experiência enriquecedora" para os jovens - principalmente por encontrarem presos da sua idade.

Com 16 anos pode-se ser preso em Portugal. Estes jovens que vão fazer este trabalho vão defrontar-se com gente da sua idade, e isso vai impressioná-los muito. Vão interrogar-se ‘porque é que eles vieram cá parar e não eu?’, ‘o que é que me diferencia, o que é que me distancia?’".

A directora do RESTART, Filipa Oliveira, não tem dúvidas de que a iniciativa vai ajudar os reclusos, porque “será uma oportunidade de perceberem que estamos a falar sobre a vida deles, que há esperança na melhoria das condições e que eles existem para os outros, porque muitas vezes a privação da liberdade fá-los sentir que estão sozinhos”.

O prémio para o vencedor deste concurso é uma viagem de quatro dias a Barcelona e os trabalhos podem ser entregues até 31 de Julho.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190