Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com FORCIM | 21 Jun 2018
Organizações Católicas para a Imigração apresentam Manifesto
FORCIM apresentou documento sobre os Pactos Globais das Nações Unidas sobre os Refugiados e para as Migrações Seguras, Ordenadas e Regulares.
  © DR

Por ocasião do Dia Mundial do Refugiado, que se assinalou ontem, dia 20 de Junho, o Fórum de Organizações Católicas para a Imigração (FORCIM) tornou público o seu Manifesto sobre os Pactos Globais das Nações Unidas sobre os Refugiados e para as Migrações Seguras, Ordenadas e Regulares.

O Manifesto surge como resposta ao apelo do Papa Francisco para ser chamada a atenção dos Governos, especificamente dos responsáveis pelas negociações relativas aos Pactos Globais, sobre considerações particularmente pertinentes que fomentem uma solidariedade mais concreta para com os migrantes e refugiados.

Partindo dos quatro verbos de acção – acolher, promover, proteger e integrar – o objectivo é realçar os princípios que devem estar assegurados nos Pactos Globais para que estes estejam orientados, acima de qualquer outro interesse e intuito, para o bem comum e centrados na integridade e dignidade da pessoa, contemplando a visão de uma só família humana, que habita uma Casa Comum.

As organizações ou instituições comprometidas com a protecção e defesa das necessidades e interesses de migrantes e refugiados podem subscrever o Manifesto entrando em contacto com a organização.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social