Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com DMVS | 1 Dez 2018
Sacerdotes partilharam semana de silêncios, oração e reflexão
Cerca de vinte presbíteros estiveram reunidos no Sameiro entre os dias 19 e 23 de Novembro.

O retiro espiritual, que decorreu entre os dias 19 e 23 de Novembro no Centro Apostólico do Sameiro, em Braga, contou a presença de mais de vinte sacerdotes, que se dispuseram a viver uma semana de silêncios partilhados, de oração mais intensa e de reflexão.

Sob orientação do padre Luís de Oliveira, o encontro intergeracional de sacerdotes "foi uma ocasião propícia para a redescoberta da beleza e fecundidade do ministério presbiteral a partir da consciência mais profunda da humanidade que estes homens de fé são", explicou o Departamento para o Ministério e Vida dos Sacerdotes.

“Mística do encontro”, “angústia e ansiedade”, “alegria e prazer” e “espiritualidade dos presbíteros” foram temas abordados pelo sacerdote franciscano nas duas reflexões diárias, bem como nos momentos de oração em comunidade.

O Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, presidiu à eucaristia que encerrou a semana. Na homilia, o prelado manifestou a sua alegria por ver o grupo de sacerdotes atentos à escuta da Palavra de Deus e à necessidade do encontro com Deus como fonte de fecundidade para a sua vida pessoal e para o exercício do ministério que lhes está confiado.

“Não pode haver ministério sacerdotal sem ir ao essencial: a relação pessoal com Jesus Cristo”, salientou D. Jorge Ortiga. O Arcebispo exortou também os padres presentes a serem sinais de esperança para as suas comunidades, numa ligação à Igreja arquidiocesana a partir da concretização dos desafios do caminho pascal que o programa pastoral sugere.

"O retiro anual é uma oportunidade para redescobrir o sabor da essência da vida cristã, a partir do silêncio de uma oração mais intensa e de um confronto da vida quotidiana com o Evangelho. Este retiro espiritual, destinado a sacerdotes do presbitério bracarense, integra o conjunto da programação que a equipa de Formação Permanente do Clero, que propõe três retiros anuais, recolecções espirituais, momentos de formação e encontros para sacerdotes", explicou o Departamento para o Ministério e Vida dos Sacerdotes.

Palavras-Chave:
Retiro  •  Sacerdotes  •  Sameiro  •  Silêncio