Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Juvenal Dinis | 2 Jul 2005
Retiro dos Diáconos
Nos próximos dias 4 a 8 de Julho, os Diáconos que vão ser ordenados Presbíteros no próximo dia 17 de Julho, no Sameiro, farão o seu retiro espiritual. O retiro é um tempo de paragem, de deserto, de descoberta, de oração, de abertura ao Espírito do Senhor, de escuta e de resposta a Deus que chama. Durante estes dias, rezemos por estes 5 jovens que se preparam para dar um passo importante nas suas vidas – consagrarem-se ao Senhor pela Ordenação Sacerdotal, para servirem a Igreja de Jesus Cristo, exercendo o ministério sacerdotal: presidindo à Eucaristia e absolvendo os pecados em nome de Jesus, no Sacramento da Confissão. Em Ano Eucarístico e Vocacional, tomemos consciência de que para que possa haver Eucaristia é preciso a presença do Sacerdote que a ela presida na pessoa de Cristo (in Persona Christi Capitis in Nomine Ecclesia) e consagre o pão e o vinho. Peçamos ao Senhor que envie operários para a sua Messe, para que a Eucaristia possa continuar a ser celebrada e contemplada na Adoração Eucarística. Cultivemos um grande amor à Eucaristia. “A Eucaristia é o centro e o cume da vida cristã”. Tudo deve partir dela e para ela convergir. Ninguém pode sair da Eucaristia como entrou, mas tem de sair transformado, e procurar por em prática no dia a dia os mandamentos do Senhor. Nestes próximos dias e sempre não esqueçamos os sacerdotes nas nossas orações. Rezemos para que na Igreja não faltem as vocações: matrimoniais, sacerdotais, religiosas e missionárias.
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva