Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DAPV | Fotos: DAPV | 23 Fev 2019
Fórum ajudou a germinar Cultura Vocacional
Iniciativa contou com participação de cerca de noventa agentes de pastoral dos Arciprestados de Vila Nova de Famalicão e Braga.

Realizou-se no passado dia 16 de Fevereiro, Sábado, no Seminário de Nossa Senhora da Conceição, em Braga, um Fórum Vocacional promovido pelo Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Vocacional (DAPV), subordinado ao tema “Da Semente da Esperança ao Fruto D’Alegria: Germinar uma Cultura Vocacional”, que contou com participação de cerca de noventa agentes de pastoral dos Arciprestados de Vila Nova de Famalicão e Braga.

O encontro iniciou por volta das 9h00 com uma dinâmica de acolhimento, que contou também com a presença do Arcebispo Primaz. D. Jorge Ortiga dirigiu uma palavra aos agentes de pastoral presentes, recordando-lhes a sua “missão de semeadores da Esperança, devendo sair, particularmente, ao encontro dos problemas que proliferam na sociedade, para daí poder colher os frutos da alegria e da vocação”.

Seguiu-se depois um tempo de oração, na Capela Imaculada, assim como uma breve contextualização sobre o teor de todo o encontro que procurou “vincar a dimensão vocacional da vida, assim como a relação interdependente e íntima entre Oração e Vocação”, despertando os agentes de pastoral para o seu “papel insubstituível no discernimento vocacional e acompanhamento daqueles que lhes são confiados, de modo a que todos possam experimentar, viver e dilatar a verdadeira alegria que emana do Evangelho que, enquanto discípulos missionários, somos chamados a anunciar”.

Depois disso, os participantes foram convidados a passar por quatro diferentes workshops, de forma rotativa, ao longo do dia. Assim, foi possível interpelar os agentes de pastoral, lembrando “a prioridade que deve ser dada à pastoral vocacional, colocando-a no coração de cada comunidade e de cada acção pastoral concreta”.

Num outro workshop, os participantes foram convidados a um encontro mais próximo com a Palavra de Deus, através de uma Lectio Divina que desafiou cada um “a seguir Jesus, descobrindo onde mora e encontrando n’Ele a casa onde somos acolhidos e amados”.

Num outro momento, os agentes de pastoral puderam reflectir sobre “o acompanhamento cuidado e atento que deve ser dado aos jovens, onde cada agente pastoral deve ser como uma brasa, que ateia nos seus corações o fogo ardente do amor e da alegria de Jesus”. Houve também tempo para Adoração ao Santíssimo, um momento de contemplação e de maior intimidade com o Senhor, que desafiou cada um “a colocar toda a sua confiança em Cristo Jesus”.

Às 16h00 teve lugar a celebração da Eucaristia, presidida pelo Pe. Mário Martins, coordenador do Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Vocacional e reitor do Seminário Menor. A homilia contou com a participação de diferentes testemunhos vocacionais, num diálogo estabelecido entre vários interveniente e o presidente da celebração, que foi conduzindo a partilha e introduzindo cada testemunho num entrelaçar permanente com os temas trabalhados ao longo do dia nos diferentes workshops.

Deste modo, uma Irmã consagrada, um casal e um seminarista, foram interpelados a partilhar a forma como acolheram, vivem e testemunham o chamamento recebido do Senhor, dando o mote para que o Pe. Mário enfatizasse que “é partir das sementes de Esperança que residem na vocação de cada um e nos desafiam a colocar o nosso coração no Senhor, acolhendo o ardor da Sua Palavra e seguindo-O com toda a confiança, que podemos gerar os frutos da verdadeira alegria e promover o germinar de uma cultura vocacional nas nossas comunidades e na nossa Arquidiocese”.

O encontro terminou por volta das 17h30, depois do lanche e de um breve momento de confraternização entre todos.

Palavras-Chave:
Fórum  •  Vocações  •  Seminários  •  Oração  •  Jovens