Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
21 Mai 2019
Peregrinação Vocacional reuniu mais de 1300 jovens
Iniciativa marcou o encerramento da celebração da Semana das Vocações na Arquidiocese de Braga

O Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga e o Arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim promoveram, no passado dia 18 de Maio, a realização de uma Peregrinação Vocacional que culminou com uma noite cultural e que contou com mais de 1300 participantes, na sua grande maioria jovens provenientes das diferentes comunidades paroquiais do Arciprestado.

A iniciativa marcou o encerramento da celebração da Semana de Oração pelas Vocações na Arquidiocese, que se centrou no Arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, subordinada ao tema “A coragem de arriscar pela promessa de Deus”, de acordo com a Mensagem publicada pelo Papa Francisco.

A Peregrinação Vocacional, intitulada de “Nos Trilhos da Vocação… Arrisca um sonho maior”, começou às 14h30, hora a que os participantes se concentraram nos quatro locais de partida: Igreja Matriz de Vila do Conde, Igreja Matriz da Póvoa de Varzim, Igreja Paroquial das Caxinas e Igreja Paroquial de Touguinhó.

Por volta das 15h00, e ainda antes de iniciar a caminhada, foi dirigida aos participantes uma mensagem de D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz. O prelado convidou os jovens a “reflectir e pensar, interrogando-se sobre o verdadeiro sentido da vida”. Enfatizando que “cada um tem a sua originalidade e os seus talentos”, lembrou ainda a necessidade de “arriscar com coragem e com ousadia sonhos maiores”, na certeza de que juntos é possível semear um mundo novo de esperança, de alegria e de paz”.

Seguiu-se um tempo de oração após o qual os grupos partiram em direcção ao Espaço Agros. O percurso foi marcado por momentos de oração, reflexão e por duas paragens com a realização de dinâmicas, onde os peregrinos foram convidados a “lançar as redes ao mar, ousando novas rotas e novos horizontes”, para que, “unidos a Cristo, sejam edificadores da Sua Igreja, abraçando a Missão do anúncio apaixonado e comprometido do Evangelho”.

A chegada de todos os peregrinos ao Espaço Agros aconteceu por volta das 18h00, onde, ainda antes do jantar, foi possível visitar as tendas vocacionais, promovidas e preparadas pelos diferentes movimentos pastorais do Arciprestado.

Mais tarde, por volta das 20h30, iniciou-se uma noite cultural inteiramente dedicada à música. Coube ao Pe. Sandro e à sua banda assegurar a primeira parte do concerto. Através das suas músicas o sacerdote desafiou os presentes à oração e ao encontro permanente com o Senhor Jesus.

Seguiu-se a figura de destaque do concerto, a cantora Cuca Roseta. Entre o reportório apresentado, destaque para a “Avé Maria” de Frei Hermano da Câmara e para o fado “Foi Deus”, eternizado por Amália Rodrigues, a propósito do qual a cantora evocou a dimensão vocacional da vida, lembrando “o caminho que Deus criou para cada um”.

Terminada a actuação de Cuca Roseta, a noite prosseguiu com muita animação, assegurada pela música a cargo do Pe. Guilherme.

Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional

Palavras-Chave: