Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Agência Ecclesia | 20 Set 2019
Papa inaugura Mês Missionário Extraordinário com oração
A 20 de Outubro, pelas 10h30 de Roma, o Papa vai presidir, na Praça de São Pedro, à Missa do Dia Mundial das Missões.
  © CNS/Paul Haring

O Papa vai presidir a um momento de oração a 1 de Outubro para assinalar o início do Mês Missionário Extraordinário.

A recitação das vésperas está marcada para as 18h00 (menos uma em Lisboa), na Basílica de São Pedro, no Vaticano, precedida por depoimentos e orações preparados por oito institutos missionários italianos.

A 20 de Outubro, pelas 10h30 de Roma, o Papa vai presidir, na Praça de São Pedro, à Missa do Dia Mundial das Missões, na qual marcam presença os participantes do Sínodo especial para a Amazónia.

A intenção de oração do Papa para Outubro vai também ser dedicada ao Mês Missionário Extraordinário.

O Papa Francisco anunciou formalmente em Outubro de 2017 a convocação de um Mês Missionário Extraordinário para reforçar na Igreja a “consciência do dever missionário”.

A iniciativa visa assinalar o centenário da promulgação da Carta Apostólica ‘Maximum illud’, de Nivembro de 1919, com a qual “Bento XV quis dar novo impulso à responsabilidade missionária de anunciar o Evangelho”, explica o actual pontífice.

Francisco recorda o que escreveu na exortação apostólica pós-sinodal ‘Evangelii gaudium’ para afirmar que “a acção missionária é o paradigma de toda a obra da Igreja”

“Não temamos empreender uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um canal proporcionado mais à evangelização do mundo atual que à autopreservação”, refere.

O Papa deixa votos de que o centenário da Carta Apostólica ‘Maximum illud’, sirva de estímulo para “superar a tentação frequente que se esconde por detrás de cada introversão eclesial, de todo o fechamento auto-referencial nas próprias fronteiras seguras, de qualquer forma de pessimismo pastoral”.

A preparação do Mês Missionário Extraordinário foi confiada à Congregação para a Evangelização dos Povos e às Obras Missionárias Pontifícias.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva