Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 25 Set 2019
MMTC reclama trabalho digno
Jornada Mundial pelo Trabalho Digno realiza-se no dia 7 de Outubro de 2019.
  © DR

Para assinalar a Jornada Mundial pelo Trabalho Digno, que se realiza no dia 7 de Outubro de 2019, o Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos (MMTC) escreveu uma mensagem na qual reclama trabalho digno e alerta para as consequências das elevadas taxas de desemprego em todo o mundo.

"Segundo a OIT, em 2018, a maioria dos 3300 milhões de pessoas empregadas no mundo sofreram por falta de bem-estar material, de segurança económica e de igualdade de oportunidades e não tiveram  suficiente desenvolvimento humano. Em 2016, 61% da população activa no mundo encontrava-se com emprego informal. Em 2018, mais de uma quarta parte dos trabalhadores subdesenvolvidos viviam em pobreza extrema ou pobreza moderada. Mais ainda, tivemos 172 milhões de pessoas desempregadas no mundo (taxa de desemprego de 5%)", adianta o MMTC.

O Movimento recordou a Doutrina Social da Igreja, que indica o trabalho como direito e valor fundamental de toda a pessoa. O MMTC pede ainda uma nova racionalidade política como forma de superação da violação dos direitos associados ao trabalho.

"Esta racionalidade política necessita: de cidadãos conscientes. Que sejam capazes de desprender-se dos valores neoliberais alimentados pelo capital, desenvolvendo a fraternidade. Esta preocupação e compaixão pelos nossos irmãos mais necessitados, é o que de verdade nos humaniza", sublinham.

O MMTC conclui a mensagem dizendo que "exige" esse compromisso aos Estados e às instituições que governam o país "para construir sociedades verdadeiramente humanas, onde os bens e riquezas geradas estejam ao serviço do bem comum".

Para além da mensage, o Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos também disponibilizou uma oração para assinalar o dia.

Documentos para Download
Palavras-Chave: