Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com RR/Agência Ecclesia | 8 Out 2019
Morreu Manuela Silva, antiga presidente da Comissão Justiça e Paz
Economista faleceu ontem aos 87 anos.
  © Diocese do Algarve

A economista Manuela Silva morreu esta Segunda-Feira.

Manuela Silva foi uma das personalidades a dinamizar estudos sobre a realidade da pobreza em Portugal, tendo também sido membro do Graal, movimento internacional de mulheres católicas, na década de sessenta, e presidente do Movimento Internacional dos Intelectuais Católicos/Pax Romana (1983-87), da Juventude Universitária Católica Feminina (1954-1957) e da Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP), da Igreja Católica, entre 2006 e 2008.

O actual presidente da CNJP, Pedro Vaz Patto, destacou à Agência Ecclesia “o seu testemunho de dedicação constante e incansável às causas da Justiça e da Paz, inspirado no Evangelho e na doutrina social da Igreja”.

“De modo especial, tinha em mira, a esse respeito, o combate à pobreza como violação dos direitos humanos”, acrescentou o responsável do organismo católico, considerando que Manuela Silva era “dotada de uma extraordinária capacidade de iniciativa, trabalho e organização”, levando “sempre outros a trabalhar com ela”.

Em 1990, criou a Fundação Betânia, um "centro apostólico de acolhimento e formação".

Investigadora e professora catedrática no Instituto Superior de Economia e Gestão entre 1970 e 1991, Manuela Silva foi defensora de causas nas questões de justiça, da paz, do desenvolvimento e da espiritualidade cristã.

Secretária de Estado para o Planeamento no I Governo Constitucional (1976-77) após a implantação da democracia, trabalhou em vários grupos de trabalho no âmbito da Comissão Europeia e do Conselho da Europa e presidiu à assembleia geral do Cesis - Centro de Estudos para a Intervenção Social.

Manuela Silva pertencia à comissão educativa da Rede Cuidar da Casa Comum e era secretária do movimento internacional Fraternidade Cristã dos Doentes Crónicos e Deficientes Físicos.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva