Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com RMOP | Fotos: RMOP | 15 Out 2019
Um "rosário digital"? A RMOP tornou-o possível!
Dispositivo pode ser utilizado como pulseira e compreende o rosário padrão, um rosário contemplativo e diferentes tipos de rosários temáticos. É activado através do sinal da cruz.

A Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP) acaba de lançar o eRosary Click To Pray que, tal como o nome indica, se trata de um “rosário inteligente”. O objectivo, segundo a RMOP, é claro: rezar pela paz no mundo.

O Click To Pray eRosary é um dispositivo interactivo, inteligente e que funciona através de apps, podendo ser utilizado como uma ferramenta para aprender a rezar o rosário.

“Pode ser usado como pulseira e é activado através do sinal da cruz. É sincronizado com uma aplicação gratuita com o mesmo nome, que permite ao utilizador aceder a um áudio-guia, imagens exclusivas e conteúdo personalizado sobre a oração do Rosário. Desta forma, a proposta espiritual está ao alcance de todos”, adianta a RMOP.

O dispositivo surge a pensar claramente nos jovens e “nas fronteiras periféricas do mundo digital” onde eles moram. O projecto pretende assim unir o melhor da tradição espiritual da Igreja e os mais recentes avanços do mundo tecnológico.

“O Click To Pray eRosary é composto por dez contas consecutivas de ágata preta e hematita, e uma cruz inteligente que armazena todos os dados tecnológicos ligados à aplicação. Quando activado, o utilizador tem a possibilidade de escolher entre rezar o rosário padrão, um rosário contemplativo e diferentes tipos de rosários temáticos que serão actualizados a cada ano. Depois de a oração começar, o rosário inteligente mostra a progressão do usuário pelos diferentes mistérios e acompanha cada rosário concluído”, pode ler-se na página da Click To Pray.

Muito mais do que digital, uma família

O rosário inteligente pertence à mesma família da Click To Pray, sendo uma iniciativa da Rede Mundial de Oração do Papa.

Foi a RMOP que produziu todo o conteúdo especial do rosário inteligente. A GadgeTek Inc., uma empresa de tecnologia dedicada a gadgets, com área de actuação nos cinco continentes, foi a responsável pelo design tecnológico do dispositivo.

O lançamento do eRosary Click To Pray decorreu hoje de manhã no Gabinete de Imprensa da Santa Sé.

“O rosário é uma bela tradição espiritual para contemplar o Evangelho com Maria. É uma simples e humilde oração. Num mundo de indiferença e diante de tantas injustiças, pobreza e direitos elementares negados, rezar pela paz no mundo significa reconciliação com os nossos relacionamentos diários, com os mais pobres, com o estranho, com diferentes culturas e tradições espirituais e religiosas, mas também com a nossa terra, as nossas florestas, os nossos rios e oceanos”, sublinhou o Pe. Frédéric Fornos, Sj, Director internacional da Rede Mundial de Oração do Papa.

O evento também foi pautado pelas intervenções do Monsenhor Lucio Ruiz, secretário do Dicastério de Comunicação, Jerry Kao, Presidente da GadgeTek Inc., Juan della Torre, CEO e fundador da La Machi Communication for Good Causes, do Pe. Tadeusz J. Nowak, OMI, Secretário Geral da Pontifícia Sociedade para a Propagação da Fé e do pe. João Chagas, Responsável pelo Escritório da Juventude do Dicastério para Leigos, Família e Vida.

Depois do encontro, jornalistas e convidados tiveram a oportunidade de testar o eRosary Click To Pray em versão demo.

Palavras-Chave:
Rosário  •  RMOP  •  Digital  •  Tecnologia  •  Gadgets  •  Inovação  •  Papa Francisco
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva