Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 2 Dez 2019
“Machambar! sustentabilidade e soberania alimentar na machamba”
Projecto do CMAB faz parte do "Giving Tuesday" deste ano.

O Centro Missionário Arquidiocesano de Braga (CMAB) encontra-se a participar no “GivingTuesday” com o projecto “Machambar! sustentabilidade e soberania alimentar na machamba”, desenvolvido na paróquia de Santa Cecília de Ocua, em Moçambique.

O CMAB quer rentabilizar a terra, a produção e a varriedade das culturas da machamba em Ocua, com 109 hectares, garantindo assim a sustentabilidade da missão e da Escolinha na paróquia.

Esta iniciativa acontece no âmbito do projecto “Salama!”, que resulta do acordo de cooperação missionária entre a Arquidiocese de Braga e a Diocese de Pemba.

O “Giving Tuesday” chega a Portugal amanhã, dia 3 de Dezembro.

Para ajudar o projecto do CMAB, basta aceder aqui.

O seu apoio ajudará a...

— Realizar um estudo diagnóstico sobre as técnicas e as culturas mais adequadas àquela machamba;
— Adquirir ferramentas que facilitem o trabalho na machamba: um tractor, arados e enxadas;
— Adquirir sementes das culturas que são a base alimentar da comunidade (milho, feijão) e introduzir sementes de novas culturas;
— Formar a comunidade para a utilização de novas técnicas agrícolas e para a cultura de novos produtos alimentares que possam garantir a produção para a soberania alimentar da comunidade e ainda serem vendidos;
— Providenciar armazenamentos comunitários para os produtos alimentares que garantam a sua conservação em boas condições e a proteção contra as intempéries.

Palavras-Chave:
CMAB  •  Salama  •  Giving Tuesday  •  Machamba  •  Solidariedade