Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 12 Fev 2020
Guia do Sameiro é apresentado no dia 22
"Nossa Senhora do Sameiro – História /Guia" é o título da obra assinada pelo Cónego José Paulo Abreu.

No dia 22 de Fevereiro, Sábado, às 11h30, decorre na Sala da Confraria de Nossa Senhora do Sameiro a apresentação do livro "Nossa Senhora do Sameiro – História /Guia", da autoria do Cónego José Paulo Abreu.

A apresentação está a cargo de Luís Braga da Cruz e a entrada deve ser feita pela porta de acesso ao Zimbório. Este guia disponibiliza informação detalhada sobre o Sameiro, recorrendo a textos, imagens, dados históricos e pequenos mapas.

"O Sameiro inspira paz, inebria pela beleza, gera sensações de bonança interior. Mas o Sameiro é também devoção, é doutrina, é religiosidade popular, é emoção, é fé. É, no feliz dizer de alguém, um novo Cenáculo – a Mãe com os filhos à volta, confortando-os, incutindo-lhes ânimo, sentando-os à mesa com Jesus. O Sameiro é vida, a de cada peregrino que escala o monte, com o que isso significa de pedidos, desejos, dores, lutas, dramas, também ações de graças, louvores, lenitivos ou curas, bênçãos…", escreve o autor.

O Cónego José Paulo relembra ainda que este segundo Santuário mariano de Portugal tem raízes até ao Papa Pio IX: "solidificando a crença generalizada de que Nossa Senhora nunca pecou, foi preservada de toda a mancha, é perfeita no amor, os méritos da redenção de Cristo foram-lhe aplicados por antecipação, de toda a infidelidade foi liberta, o Santo Padre proclamou, em 1854, o dogma da Imaculada Conceição".

Palavras-Chave:
Nossa Senhora  •  Sameiro  •  José Paulo Abreu  •  Guia