Arquidiocese

Horários

Catequese Digital

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Agência Ecclesia | 20 Mar 2020
Francisco deixa conselhos para a confissão em tempo de pandemia
“Se não encontras um sacerdote para te confessares, fala com Deus, Ele é o teu Pai, e diz-lhe verdade”.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

O Papa Francisco deixou esta sexta-feira uma série de conselhos aos católicos que se querem confessar, antes da Páscoa, mas estão em isolamento devido à pandemia de Covid-19.

“Sei que muitos de vocês, na Páscoa, se vão confessar para se encontrarem com Deus. Mas muitos me diriam hoje: «Padre, onde posso encontrar um sacerdote, um confessor, já que não podemos sair de casa? E eu quero fazer as pazes com o Senhor, eu quero que Ele me abrace, que o meu Pai me abrace … Como posso fazer se não encontro sacerdotes?». Faz o que o diz Catecismo”, referiu, na homilia da Missa a que presidiu na capela da Casa de Santa Marta, com transmissão online.

Se não encontras um sacerdote para te confessares, fala com Deus, Ele é o teu Pai, e diz-lhe verdade: «Senhor, fiz isto, isto, isto … Perdoa-me», e pede-lhe perdão de todo coração, com o acto de contrição, e promete-lhe: «Depois vou me confessar, mas perdoa-me agora». E imediatamente voltarás à graça de Deus”.

Francisco referiu-se aos números 1451 e 1452 do Catecismo da Igreja Católica – promulgado por São João Paulo II e redigido sob a orientação de Joseph Ratzinger, então prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé – segundo os quais a “contrição” ocupa o primeiro lugar na Confissão.

“Uma tal contrição perdoa as faltas veniais: obtém igualmente o perdão dos pecados mortais, se incluir o propósito firme de recorrer, logo que possível, à confissão sacramental. Portanto, na expectativa de ser absolvido por um sacerdote assim que as circunstâncias permitirem, é possível ser perdoado imediatamente com esse acto”, acrescenta a nota divulgada pela Santa Sé.

O Papa sublinhou que este é um ensinamento “muito claro” da tradição católica.

“Tu mesmo podes aproximar-te – como nos ensina o Catecismo – ao perdão de Deus, se não tens perto de ti um sacerdote. Mas pensa: é o momento! E este é o momento correcto, o momento oportuno. Um acto de contrição bem feito, e assim a nossa alma se tornará branca como a neve”, indicou.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190