Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Agência Ecclesia | 6 Abr 2020
Papa Francisco alerta para sobrelotação das cadeias
Na homilia, Francisco falou dos pobres, vítimas da “injustiça das políticas económicas mundiais”.

O Papa alertou esta segunda-feira para a sobrelotação das cadeias e as consequências que a pandemia do novo coronavírus pode provocar nos estabelecimentos prisionais.

“Penso num grave problema em várias partes do mundo: gostaria que hoje rezássemos pelo problema da sobrelotação nas prisões. Onde há sobrelotação há o perigo, nesta pandemia, de que se acabe numa grave calamidade”, disse, antes da Missa a que presidiu na capela da Casa de Santa Marta, com transmissão online.

“Rezemos pelos responsáveis, por aqueles que devem tomar as decisões sobre isto, a fim de que encontrem um caminho justo e criativo para resolver o problema”, acrescentou.

O coordenador nacional da pastoral penitenciária, padre João Gonçalves, destacou, numa entrevista à Agência Ecclesia, as “razões humanitárias” que levam o Governo a ceder indultos ou conceder um perdão parcial de penas e referiu que se tratam de “casos concretos”.

“O Governo propõe um conjunto de indultos por razões humanitárias que é uma coisa muito bonita, uma expressão interessante porque se vai jogar concretamente com a lei de execução de penas que pode trazer processos de libertação mais humanos e que ponham em resposta aquilo que é a recuperação da pessoa”, referiu.

A Obra Vicentina de Auxílio aos Reclusos também saudou a intenção de libertar reclusos antes da conclusão da pena, mas apelou a um alargamento da aplicabilidade do perdão de penas aos jovens que se encontram nos Centros Educativos de Menores.

Na homilia da eucarista, o Papa falou dos pobres, vítimas da “injustiça das políticas económicas mundiais”.

“No final da vida, seremos julgados sobre a nossa relação com os pobres”, assinalou Francisco, recordando a pobreza envergonhada neste momento de crise.

Palavras-Chave:
Papa Francisco  •  reclusos  •  prisões