Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 22 Mai 2020
Centro Social de Requião lança projecto “Cuidar em Casa"
Financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, está no terreno até Dezembro de 2020.

O Centro Social e Paroquial de Requião, em Famalicão, já tem no terreno o projecto "Cuidar em Casa", um serviço que tem como missão melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa e prevenir o isolamento e que vai durar até Dezembro de 2020.

Os beneficiários são idosos com 60 ou mais anos de idade, em situação de isolamento, que não disponham de cuidador assíduo, que precisam de intervenção imediata face ao diagnóstico e que residam no território de abrangência do projecto – a área de acção do Centro Social.

O projecto, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, está no terreno com uma equipa composta por duas enfermeiras, uma fisioterapeuta, uma assistente social, uma técnica superior de educação social, um animador e uma coordenadora do projecto.

O objectivo geral do programa é proprocionar ao utente do Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia qualidade na prestação especializada de serviços de enfermagem, fisioterapia e a implementação de programas educativos de higiene, desinfecção e prevenção de doenças contagiosas e infecciosas, em contexto habitacional.

Outros objeticvos do projecto “Cuidar em Casa” prendem-se com as necessidades individuais, passíveis de intervenção pela equipa do projeto, tais como a promoção de acções de informação e formação, as actividades de apoio pessoal no âmbito da saúde, da educação e socialização – garantindo a adequação das mesmas em função das necessidades assinaladas –, promover as relações de proximidade, confiança, respeito e interconhecimento entre a equipa do projecto e os agentes locais, potenciar a autonomia dos idosos visando o seu bem-estar biopsicossocial e promover a adopção de comportamentos e hábitos individuais de segurança na prevenção de doenças transmissiveis.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva