3 junho 2020

Pastoral Universária lança podcast para o mês de Junho

dacs

Ao longo de 30 dias, os jovens são convidados a escutar 30 orações, propostas por 30 universitários cristãos.

A Pastoral Universitária de Braga (PUB) arrancou com mais uma proposta para se aproximar dos jovens universitários: o desafio, que decorre ao longo do mês de Junho, é o de uma caminhada de oração e reflexão espiritual diária.

Ao longo de 30 dias, os jovens são convidados a escutar 30 orações, propostas por 30 universitários cristãos que quiseram partilhar as suas reflexões, cada uma com a individualidade e espiritualidade próprias de cada jovem.

Ao arrancar do dia, é proposta a oração “2 minutos de pausa” para reflectir sobre as inquietações, os desafios e a relação pessoal de cada um com Deus, "para assim fortalecer a vivência espiritual e ganhar energia para a jornada exigente de trabalho e estudo com que cada um se confronta", assinala a PUB.

As orações serão disponibilizadas diariamente através do link soundcloud.com/2minutos-pausa, disponível para todos aqueles que se quiserem juntar ao momento de reflexão.

A conclusão do ano será marcada com uma eucaristia presencial, presidida pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, no espaço exterior do Centro Pastoral Universitário,no dia 27 de Junho, apenas com a presença dos coordenadores dos grupos da Pastoral Universitária e alguns jovens que fizeram a caminhada nesses mesmos grupos.

"A Pastoral Universitária não queria deixar de marcar a sua presença na vida académica, mesmo em tempos difíceis como os que vivemos. Por isso, ao longo destes últimos três meses uniu forças e vontades e fez chegar a toda a comunidade académica uma mensagem de esperança, de alegria e de comunidade através do seu inovado e adaptado programa de actividades", explicam os responsáveis.

Nos últimos meses, a Pastoral Universitária apresentou um conjunto diversificado de actividades dinamizadas por jovens universitários para os seus pares através das redes, como o “Terço em Rede”, rezado todas as 2ª feiras de Maio, o momento semanal de oração em “O Silêncio das Quartas” e os encontros semanais para reflexão sobre temas da actualidade na rubrica “Nunca mais é sábado”, que recebeu diferentes convidados da comunidade universitária, desde professores, alunos, ao presidente da AAUM.

A PUB dedicou-se ainda à publicação de reflexões semanais de universitários que partilhavam o que viviam em “Narrativas de quarentena de um jovem universitário”.

Para além destas actividades, lançou também uma campanha solidária de apoio à Guiné-Bissau, respondendo, assim, ao apelo feito pelos bispos das duas Dioceses do país, D. José Camnate (Bispo de Bissau) e D. Pedro Zilli (Bispo de Bafatá).