Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 7 Set 2020
Igreja Nova de Amorim é agora centenária
Celebrações decorreram no sábado, dia 5 de Setembro.

A paróquia de Amorim, na Póvoa de Varzim, celebrou no passado sábado, dia 5 de Setembro, o 100º aniversário da sua Igreja Nova. A celebração foi organizada pelo Conselho Económico Paroquial e a comunidade marcou presença na igreja ao longo de todo dia.

Nas palavras do pároco, padre Guilherme, “não podemos estar em festa como a ocasião merecia, fizemos o que possível, pela saúde de todos. Rezamos por quantos pagaram e ajudaram a construir esta igreja, por quantos a zelaram ao longo destes 100 anos, e recordamos a sua história”.

O padre Guilherme referiu ainda que “em Amorim confiamos na Divina Providência, na certeza de que em breve vamos poder comemorar juntos esta data, como a família e os Amorinenses merecem. Amorim sabe reconhecer e agradecer”.

No exterior do dia foi descerrada uma placa comemorativa do dia, uma cerimónia que não foi publicitada para evitar aglomerações de pessoas.

A fundação da Igreja Nova deve-se à iniciativa de quatro irmãos emigrados no Brasil. Manuel João Gomes de Amorim, António João Gomes de Amorim, Francisco João de Amorim e Joaquim José Gomes de Amorim compraram o terreno, encomendaram o projecto ao arquitecto Adães Bermudes e em fins de Outubro de 1905 começaram as obras de construção do edifício, que duraram até 1910.

Com a implantação da República, devido ao ambiente anticlerical e à nacionalização dos bens da Igreja, o edifício manteve-se fechado por dez anos. A bênção solene da igreja foi feita pelo Arcebispo Primaz de então, D. Manuel Vieira de Matos.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva