Arquidiocese

Uma Igreja Sinodal e Samaritana

Programa Pastoral 2020/2023

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Agência Ecclesia | 21 Set 2020
Papa insiste na necessidade de uma Igreja “em saída” e capaz de arriscar
“É melhor uma Igreja acidentada, por ter saído para anunciar o Evangelho, do que uma Igreja doente, por estar fechada”, disse Francisco.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

O Papa Francisco reforçou este domingo o apelo por uma Igreja “em saída”, alertando as comunidades católicas para os perigos de estarem fechadas em si próprias.

“A Igreja deve ser como Deus, sempre em saída. E quando a Igreja não está em saída, adoece”, afirmou o Papa perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro para a recitação da oração do ângelus.

“É melhor uma Igreja acidentada, por ter saído para anunciar o Evangelho, do que uma Igreja doente, por estar fechada”, acrescentou.

Francisco destacou que as comunidades católicas são chamadas a sair dos vários tipos de “fronteiras” que possam existir, para “oferecer a todos a palavra de salvação que Jesus veio trazer”.

“Trata-se de abrir horizontes de vida que ofereçam esperança a quem está parado nas periferias existenciais e ainda não experimentou, ou perdeu, a força e a luz do encontro com Cristo”, apontou.

A reflexão partiu da passagem do Evangelho que é lida nas missas dominicais em todo o mundo, para sublinhar que “Deus chama todos e chama sempre, a qualquer hora”.

“Deus age assim também hoje: continua a chamar qualquer pessoa, a qualquer hora, para convidá-la a trabalhar no seu Reino. Este é o estilo de Deus, que nós, por sua vez, somos chamados a aceitar e imitar”, indicou o pontífice.

“Ele não está encerrado no seu mundo, mas sai, Deus está sempre em saída, procurando-nos, não está fechado, Deus sai. Sai continuamente em busca das pessoas, porque não quer que ninguém seja excluído do seu projeto de amor”, prosseguiu.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190