Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 9 Out 2020
Reitor do Santuário lembra que “experiência de Fátima” pode ser feita no resto do ano
Pe. Carlos Cabecinhas pediu “exemplo de responsabilidade em nome de um bem maior” a propósito da peregrinação de 12 e 13 de Outubro.
  © Região de Leiria

O reitor do Santuário de Fátima apelou ontem, dia 8 de Outubro, à compreensão dos peregrinos que não podem estar presentes na peregrinação de 12 e 13 de Outubro, deixando o apelo a que se associem às celebrações a partir de casa e que se desloquem à Cova da Iria numa outra data.

“O Santuário está sempre aberto para vos acolher, como sempre”, garante o padre Carlos Cabecinhas na mensagem de vídeo em que manifesta mágoa e tristeza pelo facto de o Santuário não poder acolher todos quantos gostariam de vir e onde também apela à compreensão e responsabilidade em nome de um bem maior.

A peregrinação de Outubro é, a par da de Maio, a mais participada neste Santuário. Este ano, tudo é diferente, por causa da pandemia que nos atinge. Em Maio, fizemos uma peregrinação, pela primeira vez, sem peregrinos e, em Outubro, apesar de já contarmos com a presença dc peregrinos, serão ainda muito poucos”, explica o reitor do Santuário.

Este ano, de acordo com as regras acordadas com a Direcção-Geral de Saúde, apenas poderão assistir às celebrações cerca de seis mil peregrinos, a quem o reitor também pediu responsabilidade no cumprimento das normas de segurança de distância física, uso da máscara e respeito pelas indicações dos acolhedores.

No Santuário, a preocupação pela saúde dos peregrinos e de quantos aqui trabalham é sempre prioritária e tem de o ser também num momento festivo como este, afirma o responsável, pedindo que os peregrinos que não conseguirem entrar, no dia da Peregrinação Internacional Aniversária, evitem aglomerar-se nas zonas limítrofes do Santuário.

O reitor convida os que não possam estar na Cova da Iria a acompanharem as celebrações pelos meios de comunicação social, fazendo a Peregrinação pelo Coração e a deslocarem-se ao Santuário noutras datas.

Pedimos aos peregrinos que habitualmente vêm de mais longe que não corram o risco de vir a Fátima, podendo não conseguir entrar no Recinto do Santuário. Pedimos que se associem a nós, que façam a Peregrinação pelo Coração, através dos meios virtuais que o Santuário disponibiliza diariamente. Podereis sempre vir ao Santuário, nomeadamente nos Sábados e Domingos depois do 12 e 13 de Outubro, e fazer a experiência da procissão das velas, nos Sábados, e ao Domingo, no fim da missa, a da Procissão do Adeus”, diz o reitor.

O bispo da Diocese de Leiria-Fátima, o cardeal D. António Marto, espera um comportamento “exemplar” e “sentido de responsabilidade” dos peregrinos que queiram participar nas celebrações do 13 de Outubro.

A Peregrinação Internacional Aniversária de Outubro, que assinala a última aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos, vai ser presidida pelo bispo de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Ornelas.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva