11 fevereiro 2021

D. Luiz Lisboa nomeado Arcebispo de Cachoeiro de Itapemirim

Fotografia DACS

DACS | Foto: DACS

Prelado é transferido da Diocese de Pemba, que mantém acordo de cooperação missionária com a Arquidiocese de Braga.

O anúncio foi tornado público hoje pelo Vaticano: D. Luiz Fernando Lisboa é transferido da Diocese de Pemba, em Moçambique, e regressa ao Brasil, a Cachoeiro de Itapemirim, tornando-se Arcebispo.

D. Luiz Fernando Lisboa nasceu a 23 de Dezembro de 1955, em Valença, na diocese com o mesmo nome, no Estado do Rio de Janeiro.

Completou os estudos de Filosofia, em Curitiba, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1977-1980), e de Teologia no Instituto Teológico São Paulo-ITESP (1980-1984). Especializou-se em Missiologia e em Liturgia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção em São Paulo.

A 23 de Janeiro de 1977 fez a profissão religiosa na Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionistas). A 10 de Dezembro de 1983 foi ordenado sacerdote.

Na Congregação foi director do Seminário Menor e dos estudantes de Teologia, vigário paroquial, pároco, superior local, ecónomo, vice-mestre de noviços e assessor para a formação.

Em 2001 foi enviado como missionário para a Diocese de Pemba, em Moçambique, onde desempenhou o seu ministério como vigário paroquial, pároco e formador no Seminário Passionista. Voltou para o Brasil em 2010 e, no ano seguinte, foi nomeado pároco de Santa Teresinha de Lisieux, em Colombo, na Arquidiocese de Curitiba.

A 12 de Junho de 2013 foi nomeado Bispo de Pemba, em Moçambique, e recebeu a ordenação episcopal a 24 de Agosto do mesmo ano.

Em 2018 foi secretário-geral da Conferência Episcopal de Moçambique e coordenador do Departamento Social da mesma conferência.

De recordar que a Arquidiocese de Braga tem um projecto de cooperação missionária com a Diocese de Pemba, que se concretiza no projecto Salama!. Em Outubro de 2014, quando D. Luiz visitou a Arquidiocese de Braga, foi assinado o Acordo de cooperação missionária entre as duas dioceses. Santa Cecília de Ocua é, assim, considerada a "552ª paróquia" da Arquidiocese de Braga.

Pode relembrar aqui a entrevista de D. Luiz Lisboa ao Igreja Viva, em Fevereiro de 2018.