9 outubro 2014

Projectos vencedores do Orçamento Participativo já são conhecidos

Fotografia DACS/DM

Fotografia: Avelino Lima

De 134 candidaturas submetidas, seis viram o seu objectivo concretizado. Projectos contam com o apoio do orçamento participativo e arrancam em 2015.

Foram revelados ontem os resultados dos projectos vencedores do Orçamento Participativo de 2015. Os 450 mil euros serão destinados à recuperação do património, num projecto de coesão social envolvendo reclusos e ciganos, na criação de áreas de lazer e em actividades de lazer.

O projecto mais votado, com 872 votos, foi "Duzentos anos de música no coração da cidade" que tem como objectivo a recuperação do órgão de tubos da igreja paroquial de S. Victor. Prevendo um investimento de 35 mil euros, o projecto inclui a consolidação do coreto e da balaustrada do coro. O pároco P. António Sérgio espera que o órgão possa "tocar o coração dos bracarenses, na celebração dos 200 anos".

A freguesia de Priscos viu o seu projecto "Mais Natal- Priscos" aprovado. Com 547 votos, o projecto conta com 85 mil euros para poder criar a integração de alguns reclusos na preparação do Presépio de Priscos e na selecção e formação de mediadores ciganos, que farão uma ponte entre a comunidade cigana e a sociedade bracarense.

A proposta da "conclusão do parque de merendas e lazer" na freguesia de Aveleda contou com 322 votos. O pároco P. Vítor Sérgio referiu que haverá a requalificação da área central da freguesia para a criação de espaços de convívio para a população, com especial atenção aos idosos, aos mais jovens e ao grupo de escuteiros.

Os outros três projectos que conseguiram aprovação foram: a criação de praia fluvial e parque de Guisande e Oliveira S. Pedro que se situa no centro da união de freguesias Guisande e Oliveira S. Pedro; a recuperação e revitalização do moinho em ruínas no rio Este, um moinho de água que se encontra neste momento em ruínas e situa-se numa zona privilegiada e aprazível do rio Este; por último o projecto "BANG!!" que tem como objectivo "incentivar a reflexão, debate e intercâmbio de ideias, através de exposições, debates e conferências em áreas como o design, artes plásticas, música e arquitectura", explicou Vítor Ferreira, autor da proposta.