21 novembro 2015

Saudação de D. Nuno Almeida à Arquidiocese de Braga

DACS

"Estou no meio de vós como aquele que serve" (Lc 22,27)

No momento em que se torna pública a minha nomeação para bispo auxiliar da Arquidiocese de Braga, saúdo, com muita alegria, o Senhor Arcebispo, D. Jorge Ortiga, o Bispo Auxiliar, D. Senra Coelho, os sacerdotes e diáconos, os religiosos, os leigos, as autoridades civis, académicas e militares. Saúdo as famílias, sem esquecer os que mais sofrem e os que vivem momentos mais difíceis. Para todos gostaria de enviar uma palavra de esperança e a certeza da minha disponibilidade em servir, procurando seguir a Jesus Cristo, o Bom Pastor.

O Ano Santo da Misericórdia, que estamos para iniciar, recorda-nos que a missão da Igreja é a de celebrar, anunciar e testemunhar: o amor gratuito e incondicional de Deus-Pai; a conversão ao Evangelho de Jesus Cristo; o dom do Espírito, que sempre nos faz renascer pelo perdão e forja comunidades cristãs cuja identidade é a fraternidade.

Agradeço ao Papa Francisco a confiança que em mim deposita e prometo oferecer, sem reservas, o meu contributo humilde e decidido para que se realize um dos seus votos neste Ano Santo: que cada comunidade cristã seja “oásis de Misericórdia”! É este, aliás, o caminho que a Arquidiocese de Braga está a percorrer, procurando com redobrado empenho, neste ano pastoral, anunciar a fé vivendo as obras de misericórdia.

Uma palavra de muita amizade e gratidão para com o Senhor D. Ilídio e para a diocese de Viseu, a minha igreja-mãe. Palavra de amor e gratidão para com os meus pais, irmãos, sobrinhos e familiares.

Ao Senhor D. Jorge e a todos peço oração e que me ajudeis a viver, com entusiasmo, o meu lema episcopal: “Estou entre vós como aquele que serve” (Lc 22,27). Servir sempre e a todos para que Jesus reine nas comunidades cristãs, nas famílias e, primeiro que tudo, no coração de cada um.

Invoco a proteção e a bênção para todos de S. Teotónio, S. Martinho de Dume e de Maria, “Mãe da Misericórdia”.

21 de Novembro de 2015

Nuno Manuel dos Santos Almeida