31 janeiro 2018

Dia do Consagrado assinalado com homenagens

Fotografia DR

DACS

Capela Imaculada recebe eucaristia presidida pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga.

No próximo dia 2 de Fevereiro celebra-se o Dia do Consagrado. Para assinalar a data, no Domingo, dia 4, há celebração de Eucaristia, presidida pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga.

A celebração começa pelas 15h00 e tem lugar na Capela Imaculada (Seminário Menor), onde serão homenageados os consagrados em jubileu de Bodas de Prata e Bodas de Ouro. A tarde deixa ainda tempo para convívio.

Presidente da Comissão das Vocações e Ministérios, D. António Augusto Azevedo, em mensagem enviada a todos os Consagrados, explicou que a vida consagrada, nas suas diversas expressões, é sinal inequívoco da acção do Espírito Santo.

"Numa sociedade individualista e autoreferencial, a proposta de uma vida comunitária onde se exercita o valor da gratuidade, do serviço e da comunhão, em que se dá espaço à oração, à contemplação e ao silêncio, é um testemunho profético. Hoje espera-se dos consagrados a promoção de novos estilos de vida, sóbrios, solidários e hospitaleiros, alternativos à cultura utilitarista que privilegia a exterioridade, a competição e o descarte", acrescentou o Bispo Auxiliar do Porto.

D. António concluiu a missiva pedindo que os consagrados, "verdadeiros sentinelas da madrugada", sejam exemplo e testemunho de uma Igreja cada vez mais próxima, terna e afectuosa.