Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Sampaio Viana | 9 Jan 2020
D. Nuno Almeida na reunião dos sacerdotes de Esposende
Encontro só acontece amanhã, mas prelado enviou aos sacerdotes documento com tópicos para reflexão.
  © DR

O Bispo Auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida, participa amanhã na habitual reunião mensal do clero do arciprestado de Esposende, com a principal finalidade de ajudar à preparação das Visitas Pastorais que vão decorrer nas 15 paróquias daquele arciprestado entre Março e Maio próximos.

Para ajudar à reflexão e acção, o prelado enviou antecipadamente aos sacerdotes um documento que intitulou “Tópicos de reflexão e acção para as Visitas Pastorais no arciprestado de Esposende – Para uma Igreja unida, sinodal, missionária e semeadora de esperança”.

"Com Maria, queremos aprender a ser Igreja «em saída», em visitação permanente: para que Jesus dê alegria às crianças das escolas e da catequese; ilumine e dê sentido à vida dos adolescentes e dos jovens; entre em cada lar para unir os casais e dar esperança aos idosos e doentes; toque com a luz do Evangelho o coração dos que se dedicam ao bem comum nos serviços públicos e nas associações; dê perseverança aos que estão desempregados e entusiasmo a todos os que trabalham com dedicação e profissionalismo", afirma D. Nuno Almeida no documento.

O Bispo Auxiliar sublinhou ainda que o Papa Francisco, sobretudo na exortação A Alegria do Evangelho, e o Arcebispo D. Jorge Ortiga desafiam a Igreja a um modo novo de fazer pastoral, muito mais comunitário, sinodal e missionário.

"Tudo isto implica empenho por comunidades mais fraternas e unidas, mais corresponsáveis e orgânicas, mais abertas e missionárias. Procuremos juntos caminhos pastorais sempre mais fecundos, percorrendo o caminho da colaboração interparoquial, buscando uma integração activa na vida do arciprestado, da arquidiocese e da Igreja universal. Há que cultivar também a atenção e a cooperação com as instituições da sociedade", continuou o Bispo Auxiliar.

O prelado afirmou ainda que "a Visita Pastoral será uma ocasião de revisão e aprofundamento da vida de cada paróquia, procurando acelerar a cooperação entre as paróquias vizinhas (particularmente aquelas que estiverem confiadas a um pároco)", bem como a multiplicação de Grupos Semeadores de Esperança.

"No centro da Visita Pastoral não estará o Senhor Arcebispo, nem o Bispo Auxiliar, nem os generosos e dedicados Párocos. O importante é acolher Jesus Cristo e o seu Evangelho no coração, na nossa família, nas comunidades paroquiais, na vida social, nos ambientes de trabalho, nas diversas associações e instituições", explicou.

D. Nuno Almeida deixou ainda um último desafio, o de percorrer os caminhos da missão procurando contribuir para resolver os problemas que as pessoas e as famílias têm de enfrentar na actualidade, ajudando-as a encontrar um projecto de vida feliz.

"Jesus Cristo quer continuar, através da Igreja, a partilhar amorosamente e até ao fim a nossa vida, mostrando-nos a riqueza do nosso coração, ensinando-nos a amar e a abrir os nossos os olhos para a luz", concluiu.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social