Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 14 Mai 2020
Jesuítas cancelam campos de férias de verão
O tema que estava proposto para este ano, “Viver a agradecer!”, vai manter-se como pano de fundo para outras propostas.

Os três movimentos de campos de férias inacianos – CAMTILCampinácios e Gambozinos – não irão realizar os campos de férias agendados para este Verão.

A decisão foi tomada no passado fim-de-semana e acontece pelo facto de os responsáveis não verem como possível a criação de todas as condições necessárias para fazer cumprir as orientações das autoridades de saúde.

"Os responsáveis dos três campos basearam-se em pareceres de médicos de saúde pública que alertaram para a dificuldade em implementar medidas de prevenção suficientemente robustas para evitar o contágio durante as atividades. Outro fator que ajudou à ponderação deve-se ao facto de os participantes serem oriundos de várias zonas do país, o que conduziria a uma maior disseminação (ou imposição de tempos de quarentena) caso fosse detetado um eventual foco de infeção", avançaram os Jesuítas em comunicado.

Os responsáveis indicaram ainda que "a decisão difícil", alvo de profunda ponderação ao longo das últimas semanas, também se baseia nas indicações dadas pela Conferência Episcopal Portuguesa para que não se realizassem acampamentos e actividades desta natureza.

"Os campos de férias ligados à Companhia de Jesus lamentam o impacto desta decisão junto das crianças e jovens, bem como das suas famílias, mas consideram que será a melhor forma de garantir a saúde e o bem-estar de todos", afirmaram.

As direcções do CAMTIL, dos Campinácios e dos Gambozinos disseram, no entanto, que irão recorrer a encontros pontuais presenciais – sempre respeitando as recomendações das autoridades – ou às redes digitais de forma a manterem vivo o espírito dos campos de Verão.

O tema que estava proposto para este ano, nos três movimentos, “Viver a agradecer!”, vai manter-se como pano de fundo para estas propostas que vão agora ser desenvolvidas por cada organização.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social