Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 30 Out 2020
Semana dos Seminários comemorada de 1 a 8 de Novembro
"Jesus chamou os que queria e foram ter com Ele (Mc 3, 13)" é o lema deste ano.

A Semana dos Seminários passou a ser celebrada do 31.º ao 32.º Domingo do Tempo Comum. Assim, este ano a comemoração realiza-se de 1 a 8 de Novembro de 2020.

Com o lema "Jesus chamou os que queria e foram ter com Ele (Mc 3, 13)", a Semana tem vários materiais para ajudar à celebração que poderá descarregar.

"A resposta ao chamamento de Jesus suscitou nos primeiros discípulos a decisão de ir ter com Ele. Aproximar-se do Senhor, reunir-se com todos os que querem caminhar com Ele, é o desígnio de quem se dispõe a ser discípulo e sacerdote em nome de Cristo. A opção pela vida sacerdotal com o pedido de ingresso ao seminário, exige hoje, porventura mais do que noutras épocas, uma fé corajosa. Numa cultura que promove o provisório e induz ao experimentalismo, uma opção de tal radicalidade supõe uma fé capaz de arriscar, uma fé consciente de que é preciso deixar algumas pedras preciosas porque se encontrou o verdadeiro tesouro", sublinha D. António Augusto, Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios.

Na Mensagem para a Semana dos Seminários, o responsável espera ainda que a comemoração sirva para despertar em todos "gratidão, compromisso e esperança" e alerta que o compromisso de todos com o Seminário é essencial para que a instituição possa cumprir a sua missão.

"Essa responsabilidade é pedida, antes de mais, ao clero chamado a assumir o seu papel no processo formativo e a manifestar solicitude, comunhão e proximidade para com o seminário. Também às famílias e comunidades cristãs se pede que tenham consciência da importância do seu apoio e acompanhamento aos seminaristas. E os cristãos não esqueçam que o seu compromisso para com os seminários se pode manifestar de tantas formas: na oração, na ajuda material e outros expressões de interesse e preocupação", afirma.

Propostas de actividades para crianças e adolescentes, um hino e orações são alguns dos elementos disponíveis aqui.

Documentos para Download
Palavras-Chave: