Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 18 Jan 2021
D. Jorge Ortiga quer "Igreja em saída" e "unida"
Arcebispo escreveu Mensagem por ocasião da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, assinalada entre 18 e 25 de Janeiro.

No dia em que tem início o Oitavário pela Unidade dos Cristãos, o Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, escreveu uma Mensagem intitulada "Trabalhar pelo testemunho da unidade".

No texto, o prelado contextualiza historicamente o Oitavário, que terá surgido em 1908, por obra do norte-americano Paul Wattson, presbítero anglicano que mais tarde se converteu ao catolicismo.

"Também este ano somos convidados a celebrar e viver esse Oitavário. Há um esquema de oração para todos os dias mas também temos uma proposta para um momento de oração. Não será fácil, com o confinamento, promover um encontro de oração aberto à presença de irmãos de confissões religiosas diferentes. Mas a oração não pode ser esquecida", apela D. Jorge Ortiga.

Referindo-se à "Igreja em Saída" amplamente proclamada pelo Papa Francisco, o Arcebispo Primaz sublinha ainda a necessidade de sair ao encontro dos mais pobres e afirma que a união entre os cristãos torna a mensagem de Cristo ainda mais credível.

"Trabalhemos pela unidade", conclui.

Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social