Arquidiocese

Ano Pastoral 2020+2021

"Uma Igreja sinodal e samaritana"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 24 Fev 2021
Encontro com directores das Escolas Católicas foi "verdadeira lição sobre cidadania"
A investigadora La Salete Coelho ajudou a responder à pergunta “Que Cidadania e Desenvolvimento no contexto da Escola Católica?”.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

O Departamento Arquidiocesano para a Presença da Igreja no Ensino promoveu no dia 22 de Fevereiro um encontro com os directores das Escolas Católicas da Arquidiocese. A investigadora La Salete Coelho ajudou a responder à pergunta “Que Cidadania e Desenvolvimento no contexto da Escola Católica?” e a iniciativa foi acompanhada pelo Arcebispo Primaz, que voltou a pedir unidade entre as escolas, bem como união à Arquidiocese.

De acordo com o Departamento, os participantes classificaram a palestra de "entusiasmante" e "verdadeira lição sobre cidadania". A professora La Salete procurou dar uma visão global e aberta sobre os diversos temas. Desde os articulados legais, passando pela evolução do ensino, por ensinamentos de pensadores e educadores, não esqueceu também o olhar cristão, defendendo olhares compreensivos, inclusão e nunca exclusão, tendo em conta o que Cristo ensinou, com perdão e acolhimento.

No dia em que a Igreja celebrou a Cátedra de Pedro, tanto a oradora, como o Arcebispo, citaram uma série de documentos importantes de diversos Papas, sobretudo os mais recentes, como "Fratelli Tutti" ou "Laudato Si".

Depois da intervenção da coordenadora e especialista em projectos de Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global, foi a vez de D. Jorge Ortiga expor algumas ideias sobre aquilo que pensa deverem ser as Escolas Católicas e o seu papel na sociedade.

O prelado pediu "sinodalidade interna e externa" e garantiu que está no mesmo barco que as Escolas Católicas.

"Sem unidade efectiva com o Departamento Arquidiocesano para a Presença da Igreja no Ensino não avançaremos. A unidade não retira nada à originalidade", sustentou, lembrando que, no "mar revolto", outras escolas têm ferramentas mais atractivas.

O prelado incentivou ainda ao envolvimento dos pais, que procuram as escolas católicas pela qualidade, para mostrarem a importância da Igreja na história e na actualidade.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Igreja  •  Ensino  •  Escolas Católicas  •  Encontro  •  Debate
Departamento para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190