Arquidiocese de Braga -
17 março 2021
Pastoral Familiar prepara "Ano da Família «Amoris Laetitia»"

DACS
Ano tem início no dia 19 de Março e será assinalado com eucaristia na Sé, às 17h30, presidida pelo Arcebispo Primaz.
Prestes a começar o "Ano da Família «Amoris Laetitia»", decretado pelo Papa Francisco, a Pastoral Familiar da Arquidiocese de Braga apresentou cinco objectivos para os próximos doze meses.
"Difundir o conteúdo da Exortação Apostólica «Amoris Laetitia», anunciar que o sacramento do matrimónio é uma dádiva e tem poder transformador do amor humano, tornar as famílias protagonistas da pastoral familiar, consciencializar os jovens sobre a importância da formação para a verdade do amor e do dom de si e alargar o olhar e a acção da pastoral familiar, incluindo os cônjuges, os filhos, os jovens, os idosos e as situações de fragilidade familiar", são as metas da Pastoral Familiar.
Para a realização destes propósitos, a equipa também propôs doze percursos diferentes, como o fortalecimento da pastoral da preparação para o matrimónio com novos itinerários a nível diocesano e paroquial.
O acompanhamento de casais em crise e a educação dos filhos, bem como o potenciar da "Igreja Doméstica" e da vocação missionária das famílias são outros dos temas abordados. Pode ler aqui o comunicado na íntegra.
Para assinalar o início deste ano, o Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, irá presidir no dia 19 de Março à eucaristia das 17h30, na Sé Catedral. Também o Departamento Nacional da Pastoral Familiar está a organizar um Terço em Família, às 21h30, que será transmitido online.
O "Ano da Família «Amoris Laetitia»" assinala os cinco anos da publicação da Exortação Apostólica dedicada ao Amor na Família. O Ano terminará com a realização do X Encontro Mundial das Famílias em Roma, em Junho de 2022, com o tema "Amor em família: vocação e caminho de santidade".
Download de Ficheiros
Comunicado
Partilhar