28 março 2022

III Jornada de Comunicação de Fátima é a 28 de Abril

DACS com Santuário de Fátima

A Jornada de Comunicação procura reflectir sobre o futuro da imprensa cristã, os desafios da transição digital e a importância do jornalismo de proximidade, atento à escuta de pessoas e causas concretas.

O Santuário de Fátima vai promover no dia 28 de Abril a III Jornada de Comunicação, que este ano decorre no âmbito do Centenário do Jornal Voz da Fátima, a mais antiga publicação regular da instituição.

A jornada, intitulada "O Mundo visto de Fátima - Jornadas no contexto do centenário do Jornal Voz da Fátima", é aberta ao público em geral mediante inscrição prévia, mas é dirigida sobretudo a investigadores e profissionais da área da comunicação, em especial da Igreja, e visa debater a importância da imprensa de inspiração cristã na construção das sociedades.

A partir da experiência da Voz da Fátima, que, através dos seus editoriais e dos diferentes artigos, contribuiu para relatar e difundir o acontecimento mas também interpretar o mundo contemporâneo a partir da mensagem, assumindo-se como a voz institucional do Santuário de Fátima, a Jornada de Comunicação procura reflectir sobre o futuro da imprensa cristã, os desafios da transição digital e a importância do jornalismo de proximidade, atento à escuta de pessoas e causas concretas.

III Jornada de Comunicação inicia com uma conferência do presidente do Dicastério da Comunicação da Santa Sé, Paolo Ruffini, e conta, entre outros, com investigadores da academia portuguesa, de entre os quais Carlos Camponez, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Felisbela Lopes, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, Pedro Jerónimo, docente e investigador da Universidade da Beira Interior, e Jorge Pedro Sousa, professor da Universidade Fernando Pessoa.

Da parte da tarde, tem lugar uma mesa redonda com responsáveis editoriais de jornais congéneres à Voz da Fátima, noutras dioceses portuguesas, e a ante-estreia da reportagem “Páginas de Fátima”, do jornalista Joaquim Franco, que permitirá uma viagem que atravessa os cem anos do jornal, lendo as principais temáticas que ocuparam a atenção dos responsáveis pela linha editorial desta publicação.

III Jornada de Comunicação pode ser seguida presencialmente ou através das redes digitais. A inscrição é obrigatória em qualquer dos casos e deverá ser feita para [email protected].