Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com CRB-UCP | 15 Jun 2022
UCP Braga prepara I Edição da Summer School
Serão entregues certificados curriculares aos participantes na Summer School, que tem lugar em Julho.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

O Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa está a organizar a primeira edição da Summer School, coordenada pela Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS), nas três primeiras semanas de Julho, entre os dias 4 e 22.

O programa geral do evento pretende oferecer a públicos diferenciados um conjunto de actividades e conhecimentos estimulantes, associados às principais áreas temáticas dos Cursos e da Faculdade (Ciências da Comunicação; Psicologia; Turismo; Serviço Social; Filosofia; Humanidades e Literatura; Estudos Clássicos; Espiritualidade Inaciana; e Ciência de Dados).

A actividades estão divididas entre Católica Júnior, Católica Viva e Católica Sempre.

Luísa Magalhães é a responsável pela secção Católica Júnior, que se destina à faixa etária dos 12 aos 18 anos, e se realiza na semana de 4 a 8 de Julho. A frequência desta secção, bem como da generalidade da Summer School, terá como principal vantagem o contacto direto com o meio universitário, particularmente o ambiente e enquadramento humanista e será focado no desenvolvimento das competências dos formandos e dos seus interesses fundamentais.

Será a 3ª edição do Católica Júnior, evento inaugurado em 2016. À semelhança da 1ª edição, a iniciativa contará com intervenções de formadores vocacionados para as diferentes áreas de ensino desenvolvidas pela FFCS, com o objectivo de desafiar os participantes a colaborar na execução de diversas tarefas relacionadas, especialmente, com a prática comunicativa. Estas tarefas incluem a realização de pequenos filmes, entrevistas e noticiários, para as quais os participantes serão preparados nas sessões respetivas. Haverá exibições de cinema comentado, com a participação de monitores especialistas, bem como visitas a espaços culturais da cidade, com o desenvolvimento de reportagens e produção fotográfica associada.

Direccionado a um público mais abrangente, o Católica Viva, coordenado por Ana Paula Pinto, é dedicado a jovens pré-universitários e adultos, com ou sem habilitações académicas, mas particularmente motivados para alguma das áreas do saber que a FFCS privilegia. Decorre de 11 a 15 de Julho e procura atrair para uma semana intensiva de actividades que propiciem e aprofundem conhecimentos específicos de cada uma das principais áreas temáticas dos cursos da faculdade.

Os módulos temáticos incluem Condição Humana e o Transumanismo, Argumentação e Pensamento Crítico (Filosofia), Leituras de Saramago e da Poesia Contemporânea (Literatura), Tópicos Clássicos (Temas e Mitos Greco-Romanos), Comunicação no Futebol, na Propaganda e nas Redes Sociais (Ciências da Comunicação), Turismo Sustentável e Turismo Digital (numa Escola de Verão internacional, projectada para atrair público estrangeiro), o Português do séc. XXI, e O que fazemos com as Palavras (Linguística), e Temas de Espiritualidade Inaciana fazem parte do programa. 

Com actividades distribuídas ao longo das três semanas (4 a 8, 11 a 15, 18 a 22), o Católica Sempre, organizado por Maria José Lopes, é direccionado a um público sobretudo adulto, começando nos estudantes universitários que queiram aprender algo de novo, e terminando nos profissionais de áreas específicas que procuram formação avançada, passando ainda por pessoas que pretendam sentir-se desafiadas intelectualmente e que pretendam continuar a aprender, inclusivamente os já aposentados.

As propostas do Católica Sempre são variadas em termos de áreas científicas e também de exigência, de acordo com a oferta formativa atual da universidade. Com efeito, coexistem propostas mais gerais e simples, como o Curso Intensivo de Português – que visa fornecer competências fundamentais em Língua Portuguesa a interessados que podem ser estrangeiros com conhecimento elementar ou intermédio da língua – ou o Curso de Introdução à Mitologia Grega; e muitas outras especializadas e certificadas, como o Curso de Formação de Professores em Lógica Formal e Proposicional. 

Serão entregues certificados curriculares aos participantes na Summer School, em cerimónia pública de final de curso que contará com a participação de membros da direcção da FFCS.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190