Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 27 Jun 2022
Projecto "Cuidar" realiza primeiro encontro
Pe. Luís Marinho é um dos fundadores do projecto.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

No dia 29 de Junho, no edifício da Biblioteca João Paulo II, da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, será realizado o primeiro encontro do projecto "Cuidar".

Este é um projecto de investigação e extensão universitária promovido pelo CEPCEP, o Centro de Estudos da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, que tem como objetivo apoiar as organizações católicas que trabalham com crianças e jovens no desenvolvimento de uma cultura de bom trato usando abordagens centradas na criança e no seu bem cuidar.

Na primeira parte do encontro, serão abordados os fundamentos do projecto pelo Pe. Luís Marinho, um dos fundadores, seguindo-se uma conferência sobre “Compreender o abuso: uma anatomia do poder eclesiástico”, orientada pelo Pe. João Eleutério, Rita Mendonça Leite e Alfredo Teixeira, docentes da UCP que desenvolveram uma investigação sobre o tema.

Ainda na parte da manhã, será apresentado o livro "Uma Anatomia do Poder Eclesiástico", que reúne sete estudos de autores portugueses a propósito da questão dos abusos sexuais na Igreja Católica. A obra pretende observar e identificar “as estruturas e formas de clericalismo na Igreja contemporânea, em particular na realidade portuguesa”.

“O intuito não é apenas um exercício de um diletantismo de qualquer natureza, mas pedagógico, profiláctico, mesmo terapêutico, em ordem a prevenir e impedir subversões das dinâmicas de vida eclesial conducentes a qualquer tipo de abuso”, pode ler-se no 7 Margens.

Haverá ainda uma conferência sobre compreender a vítima e como cuidar desta no momento da denúncia, liderada pela psicóloga Rute Agulhas, seguindo-se uma apresentação de um estudo qualitativo sobre perspectivas, conceitos e boas práticas do "Cuidar".

Uma abordagem à área da comunicação e à forma como estes processos podem ser geridos interna e externamente será outra das áreas abordadas.

Da parte da tarde, haverá uma intervenção do Pe. Barry O’Sullivan, sacerdote irlandês, sobre o impacto do tema dos abusos sexuais na Igreja entre os padres não abusadores.

Segue-se depois uma apresentação de dois sistemas internos de protecção e cuidado – uma escola pública e uma escola privada – e ainda a apresentação de dois serviços de escuta, o Entorno Seguro, de Espanha, e o SOS Voz Amiga.

A inscrição neste congresso é gratuita, mas obrigatória, e deve ser realizada aqui.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Projecto Cuidar  •  Encontro  •  Livro  •  Apresentação  •  Abusos sexuais
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190