Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Agência Ecclesia | 19 Jul 2022
Papa destaca papel dos meios digitais na promoção da paz
O líder da Igreja Católica sublinha a importância de responder a “questões éticas graves” no uso das redes sociais.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Vatican Media

O Papa Francisco destacou esta segunda-feira o papel dos meios digitais na promoção da paz, numa mensagem enviada ao Congresso Mundial da Signis, associação católica de comunicação.

O Santo Padre afirma que, durante os meses de confinamento devido à pandemia, vimos claramente como os media digitais podem unir-nos, não apenas divulgando informações essenciais, mas também preenchendo a solidão do isolamento e, em muitos casos, unindo famílias inteiras e comunidades eclesiais na oração e no culto”.

Francisco diz que “a revolução dos media digitais, das últimas décadas, mostrou ser um poderoso meio para promover a comunhão e o diálogo dentro da nossa família humana” e lamenta que os espaços digitais se tornem, por vezes, “locais tóxicos, com discursos de ódio e fake news”, particularmente em dias como os de hoje, “marcados por novos surtos de violência e agressão.

O líder da Igreja Católica sublinha a importância de responder a “questões éticas graves” no uso das redes sociais, que exigem “um julgamento sábio e perspicaz por parte dos comunicadores e de todos aqueles que se preocupam com a autenticidade e qualidade das relações humanas”.

O Papa aponta à “luta contra mentiras e desinformação” nos média católicos, ajudando o público, em especial os jovens, a desenvolver um “sentido crítico saudável”, e deixa ainda uma palavra em defesa das comunidades que “permanecem excluídas do espaço digital”.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190