Arquidiocese

Programa Pastoral
2019/2020

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 18 Mai 2016
Formação ajuda sacerdotes a lidar com "desafios actuais", diz Arcebispo Primaz
Para D. Jorge Ortiga, a pastoral de hoje "tem que ser diferente".
PARTILHAR IMPRIMIR
  © DACS

D. Jorge Ortiga destacou a importância da formação e encontro entre sacerdotes, uma vez que fomenta a partilha e os ajuda a lidar com os “desafios actuais”. O Arcebispo Primaz falou à margem do encontro de formação com os sacerdotes ordenados entre 2005 e 2009, onde estiveram também presentes os bispos auxiliares.

Para o prelado, os encontros de formação tornam-se fundamentais tendo em conta os desafios que os sacerdotes enfrentam nos dias de hoje. D. Jorge Ortiga sublinhou o facto de os presbíteros se depararem, actualmente, com “desafios inéditos”, que implicam um “repensar das respostas” em conjunto.

O Arcebispo considera que antigamente a pastoral era “muito repetitiva, sempre igual”, enquanto que agora “as circunstâncias são totalmente diferentes”.

“Hoje, ser sacerdote é muito complicado. Estar à frente de uma comunidade paroquial é lidar com uma variedade quase infinita de temperamentos e de feitios. É agradar a uns e desagradar a outros”, explicou.

Para além disso, acrescentou, “a Igreja hoje tem que ser renovada”, uma vez que a sociedade está em constante mudança e, por isso mesmo, “a pastoral também tem que ser diferente”. Os desafios desta “nova Era” exigem aos sacerdotes um conhecimento acrescido de todas as realidades, para que possam ajudar os cristãos a serem “semente de um mundo novo”. 

Os encontros entre sacerdotes, defende o Arcebispo, constituem uma oportunidade para “cimentar cada vez mais a amizade sacerdotal”, por forma a que nenhum presbítero “possa sentir-se sozinho”.  

D. Jorge Ortiga recordou ainda que a “família do padre” é o presbitério, e que "uma família sem encontro, sem diálogo, sem partilha, não consegue subsistir”.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190