Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Companhia de Jesus | 27 Set 2021
MAGIS 2023: o programa inaciano que antecede a JMJ
Programa terá lugar nos dez dias anteriores à JMJ e envolverá milhares de jovens ligados aos jesuítas, entre os 18 e os 30 anos.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Companhia de Jesus

A Companhia de Jesus lançou hoje, em todo o mundo, o MAGIS 2023, programa inaciano que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa.

O anúncio foi feito esta tarde através das redes sociais, com a apresentação da imagem e do lema do encontro que juntará milhares de jovens em Portugal na semana anterior à jornada. A data do MAGIS será anunciada daqui a uma semana, quando for conhecido o dia de início da JMJ.

Hoje, que é também o aniversário da fundação da Companhia de Jesus, os jesuítas desvendaram o programa que terá lugar nos dez dias anteriores à JMJ e que envolverá milhares de jovens ligados aos jesuítas, entre os 18 e os 30 anos.

“Criar um futuro cheio de esperança” é o tema do encontro, inspirado numa das quatro Preferências Apostólicas Universais, as orientações apostólicas da Companhia para o decénio 2019-2029, mais concretamente na terceira preferência: “Acompanhar os jovens na criação de um futuro cheio de esperança”.

Uma vez que a Jornada Mundial da Juventude acontece em Lisboa, cabe ao país anfitrião a dinamização do MAGIS, neste caso à Província Portuguesa da Companhia de Jesus.

Durante estes dias, a juventude inaciana de vários países integrará várias experiências, que ajudarão a reflectir, partilhar e celebrar em conjunto a preparação para a JMJ 2023.

Um convite a experimentar as alegrias e angústias de tantas pessoas, possível graças à diversidade de tantos participantes e a experimentar a presença no coração de cada um de um desejo partilhado de sociedades mais justas capazes de oferecer possibilidades mais sustentáveis e geradoras de vida. São experiências que põem os jovens em contacto com o sonho de Deus para a humanidade e que pretendem despertar neles aspirações e determinação, movidos e suportados pelo Espírito de Jesus, para alcançar vidas de serviço comprometidas em criar um futuro cheio de esperança”, pode ler-se no comunicado da Companhia de Jesus.

O programa mundial aconteceu pela primeira vez em 1997, em França, mas foi em 2005, na Alemanha, que ganhou o nome e se tornou num encontro oficial que se veio a repetir nos anos seguintes.

Alguns anos depois, em 2011, em Espanha, contou com a presença de milhares de participantes vindos de 50 países diferentes e foi nesse ano que adquiriu a sua forma actual.

A imagem do encontro reflecte a bandeira portuguesa com as suas quinas, que representam Portugal e remetem para as chagas de Cristo; o azul evoca o mar português e coloca o MAGIS e os seus peregrinos sob o manto de Nossa Senhora, Rainha de Portugal e Mãe da Companhia de Jesus.

As ondas dos A – que se destacam no logo - remetem para o imaginário português e jesuíta da abertura a novos mares e horizontes, de diálogo entre culturas e tradições, da curiosidade do encontro, da alegria das vidas partilhadas.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
MAGIS 2023  •  Companhia de Jesus  •  Jesuítas  •  Jovens
Departamento para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190