Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com SNEC | 11 Out 2021
Jornadas de Catequistas reflectem sobre "Sinodalidade e Catequese"
Coordenadora nacional espera “momento para aprofundar o dom de ser catequista”.

As Jornadas Nacionais de Catequistas decorrem nos dias 23 e 24 de Outubro, no salão do Bom Pastor, em Fátima, com a intervenção de D. António Moiteiro, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), que analisa o tema "A Catequese: primeiro anúncio na família e na comunidade cristã", a partir das 10h30.

De seguida, será ministrada pelo Pe. Tiago Freitas a conferência "A sinodalidade na acção evangelizadora da Igreja".

Após o almoço, o padre Luis Miguel Figueiredo Rodrigues, da Universidade Católica Portuguesa, apresenta "A cultura digital e o desafio evangelizador para as comunidades cristãs".

Pelas 16h00, é apresentado o "Itinerário de iniciação à vida cristã com as famílias, com as crianças e com os adolescentes" pelo grupo de trabalho que conta com elementos várias Dioceses de Portugal.

Após o intervalo, o padre Manuel Queirós, da Diocese de Vila Real, traz à reflexão "O Directório para a Catequese: desafios à sinodalidade na catequese". A noite termina com a oração do Rosário e Procissão na Capelinha das Aparições, presididos por D. António Moiteiro.

Na manhã de Domingo, dia 24 de Outubro, Isabel Oliveira e o padre Diogo José Pereira, da Diocese do Porto, proferem uma conferência subordinada ao tema "Catequista: discípulo e construtor de comunidade: desafios para uma pedagogia sinodal".

As Jornadas Nacionais de Catequistas 2021 encerram com a celebração da Eucaristia, na Basílica da Santíssima Trindade, presidida por D. Manuel Pelino, bispo emérito de Santarém e vogal da CEECDF.

“O tempo da pandemia, se por um lado nos isolou, por outro lado criou uma certa saudade de nos reencontrarmos. É bom podermos estar juntos, ainda que com máscara, mas olhos nos olhos para vivermos um momento de graça de aprofundarmos este dom de ser catequista”, aponta, ao EDUCRIS, a irmã Arminda Faustino, coordenadora nacional da Catequese no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

Palavras-Chave:
Catequistas  •  Catequese  •  Jornadas Nacionais  •  Fátima  •  Sinodalidade